Blog

compartilhe:

Como limpar os vidros após uma obra

Limpar os vidros após a obra é uma tarefa mais fácil do que você imagina. Para evitar arranhões e danos, o vidro precisa de um cuidado especial na hora de retirar poeira, respingos de tinta e outros materiais de construção. Por isso, separamos as melhores dicas para você deixar seus vidros Viminas brilhando após uma obra. Confira o nosso post!

Cuidados prévios com os vidros

Para ter menos trabalho na hora de limpar os vidros após uma obra, você deve protegê-los contra a sujeira, a tinta da pintura e outros materiais usados na construção que podem acabar respingando e são difíceis de remover. Quando for pintar a madeira na qual o vidro está encaixilhado, uma dica valiosa é passar vinagre em toda sua superfície, pois isso evita que a tinta grude no vidro. Depois, é só passar um pano umedecido com água e detergente para limpar o vidro sem esforço.

Além disso, proteger seus móveis, como as mesas com tampos de vidro, com lonas ou até mesmo jornal, é uma solução bem simples e eficaz para mantê-los livres de danos durante a obra.
Como remover cimento dos vidros?

Às vezes não tem jeito, acidentes acabam acontecendo e seus vidros ficam sujos durante a obra e, depois do fim dela, é hora de limpar o vidro. É preciso cuidado para tirar a poeira e os respingos de tinta e cimento sem riscar o material. As espátulas de aço, por exemplo, podem te ajudar, mas é necessário muito cuidado para não danificar o vidro.

Para remover o cimento e deixar seu vidro limpo, você precisa de um produto levemente ácido, já que ele é de origem mineral (alcalina). Passar água, esponja de aço e buchas, por exemplo, ainda não vai resolver nesse ponto, já que você precisa remover o material antes, o que você pode fazer utilizando vinagre ou limão, combinados com água fervente. Depois de aplicar a mistura no local é só esperar o cimento amolecer e depois retirá-lo com uma bucha macia e um pouco de detergente neutro.

Como retirar tinta respingada dos vidros após a obra?

Para remover pequenas manchas de tintas utilize solventes químicos, principalmente em vidros texturizados. O álcool isopropílico é a melhor opção para tintas de acrílico, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes. Você também pode utilizar removedores específicos de tinta ou thinner, produtos que você encontra em lojas de materiais de construção.
Observação importante: essas dicas são válidas para vidros comuns e temperados. Para os laminados, refletivos ou espelhos, o ideal é cobrir antes da obra para evitar acidentes ou usar apenas água com sabão neutro.

Gostou das dicas Viminas? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais informações sobre vidros!